Apsley House

Situada na esquina sudeste do Hyde Park, a Apsley House é uma mansão construída em 1778 que pertenceu ao duque de Wellington. 

O edifício

A mansão foi construída por Robert Adam para o barão de Apsley, que dá nome ao edifício. Cinquenta anos depois da sua construção, a mansão foi reformada para o seu próximo dono, o duque de Wellington, herói da batalha de Waterloo, na qual derrotou Napoleão.

O edifício conserva praticamente intacta a decoração da época, mantendo os especiais elementos decorativos que foram selecionados pessoalmente pelo duque de Wellington. 

O interior da Apsley House

O duque de Wellington, apesar de não ter a menor paixão por arte, chegou a reunir uma enorme quantidade de tesouros artísticos que lhe foram entregues como mostra de gratidão por suas diversas conquistas militares. 

A Apsley House contém uma impressionante coleção de arte, móveis, porcelana e prata, exposta em um marco incomparável. A extensa coleção de quadros consta de mais de 200 obras que inclui alguns originais de artistas como Velázquez, Van Dyck, Brueghel e Goya.

Entre as joias da coleção que pertenceu ao duque de Wellington se destacam valiosas peças de prataria portuguesa, um jogo de porcelana de Sevres que pertenceu a Luís XVIII e uma estátua de Napoleão de quatro metros de altura esculpida por Antonio Cánova. 

Boa, mas não a melhor

A Apsley House é uma luxuosa mansão que se conserva perfeitamente decorada e repleta de obras de arte. Em Londres é possível visitar casas belíssimas similares, como o Museu Sir John Soane’s e The Wallace Collection, ambas com entrada gratuita

Horário

De quarta a domingo, das 11:00 às 17:00 horas.

Preço

Adultos: £8,30.
Crianças: £5.
Estudantes: £7.
Entrada gratuita com London Pass.

Transporte

Metrô: Hyde Park Corner, linha Piccadilly.

Lugares próximos

Green Park (688 m)
Palácio de Buckingham (739 m)
Troca da Guarda (739 m)
Harrods (828 m)
Hyde Park (1.2 km)