Hyde Park

Hyde Park

Com mais de 140 hectares de extensão, o Hyde Park é o maior parque do centro de Londres, constituindo-se como o grande pulmão da cidade e funcionando como um lugar de relaxamento. 

Hyde Park ao longo dos anos

O terreno do parque pertenceu antigamente à Abadia de Westminster até que, em 1536, as terras foram expropriadas por Enrique VIII e se abriu como parque público no século XVII.

O parque foi a sede da Grande Exposição de 1851, para a qual se construiu um Palácio de Cristal, que acabou sendo retirado do parque ao final da Expo devido à pressão exercida pelos cidadãos.

O Hyde Park é considerado o parque mais antigo da cidade e desde a sua criação foi cenário de duelos, manifestações e shows. Há anos se realiza a tradição de celebrar os aniversários relacionados com a Casa Real com o disparo de 41 canhões ao meio-dia. 

Um passeio pelo Hyde Park

Além de passear entre caminhos verdes e esquecer o ruído da cidade, no Hyde Park é possível realizar diversas atividades, como tomar sol, patinar, andar de bicicleta e alguns outros esportes.

Para os que queiram descansar, mas não gostam de ficar na grama, não há nenhum problema: é possível alugar cadeiras de praia em muitas zonas do parque.

Uma das atividades preferidas tanto por turistas como por londrinos é alugar um barco de remos no lago central chamado Serpentine, um pequeno oásis habitado por uma variada fauna aquática.

Durante o verão acontecem vários eventos no parque, a maioria musicais.

Speakers' Corner

Na esquina nordeste do Hyde Park está o Speakers Corner, um curioso lugar onde, aos domingos de manhã, se reúnem diversas pessoas (oradores e excêntricos) para fazer discursos sobre diferentes assuntos, tanto religiosos como políticos. Trata-se de um verdadeiro espetáculo ao qual as pessoas comparecem para escutar, aplaudir ou vaiar.

O Speakers Corner se tornou famoso durante a Segunda Guerra Mundial, já que era o único lugar onde as pessoas podiam ir para defender Hitler ou criticar Churchill sem temor a represálias. Hoje em dia no Speakers Corner é possível falar de qualquer tema, sempre e quando não contrarie a lei. 

Horário

No centro de Londres.

Transporte

Metrô: Knightsbridge e Hyde Park Corner, linha Piccadilly; Lancaster Gate, Queensway e Marble Arch, linha Central.
Ônibus: linhas 2, 6, 7, 8, 9, 10, 14, 15, 16, 19, 22, 30, 36, 38, 52, 73, 74, 82, 137, 148, 274, 490, 414 e 436.

Lugares próximos

Kensington Gardens (795 m)
Harrods (839 m)
Museu da Ciência (1.1 km)
Victoria and Albert Museum (1.2 km)
Apsley House (1.2 km)