Tate Britain

Tate Britain

Inaugurado em 1897, o Tate Britain possui a maior coleção de arte britânica a nível mundial. 

A galeria Tate Britain foi a primeira em fazer parte da rede de galerias Tate da Grã-Bretanha, composta pelo Tate Modern, Tate Liverpool e Tate St Ives.

Explorando o Tate Britain

A extensa coleção do Tate Britain engloba mais de 500 anos de criatividade, incluindo obras de grandes artistas britânicos desde 1500 até hoje.

A coleção permanente de arte britânica é exposta de forma cronológica, oferecendo algumas salas dedicadas a um só artista e outras que apresentam a arte em um contexto histórico.

A coleção permanente está dividida em três seções diferentes:

  • Arte histórica britânica: Salas 1 a 15. São expostas obras do período compreendido entre 1500 e 1900. Nessas salas se destacam alguns retratos da época dos Tudor e dos Stuart, além dos trabalhos de alguns artistas britânicos conhecidos, como William Blake e William Hogarth. 
  • Arte moderna britânica: Salas 16 a 25. São expostas obras do período compreendido entre 1900 e 1960. Nessas galerias são expostas obras de artistas britânicos como Stanley Spencer, Paul Nash o Henry Morre.
  • Arte contemporânea britânica: Salas 26 a 38. São expostas obras desde 1960 até a atualidade. Nessa área podemos ver criações de Francis Bacon, Peter Blake o Damien Hirst. 

Melhor de barco

Embora acreditemos que existam outros museus mais interessantes na cidade, se você decidir visitar o Tate Britain, uma das melhores formas de chegar é com o Tate Boat, um barco que une o Tate Modern ao Tate Britain.

Se você não tiver muito tempo em Londres, o melhor é deixar de lado a visita a essa galeria. 

Horário

Todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Barco: o Tate Boat circula a cada quarenta minutos pelo rio Tâmisa, entre o Tate Modern e o Tate Britain.
Metrô: Pimlico, linha Victoria.
Ônibus: linhas 2, 3, C10, 36, 87, 88, 159, 185, 436 e 507.

Lugares próximos

Abadia de Westminster (960 m)
Palácio de Westminster (1.1 km)
Big Ben (1.1 km)
St James's Park (1.4 km)
Imperial War Museum (1.4 km)