National Gallery

A National Gallery é a galeria de arte mais importante de Londres, abrigando quadros de artistas como Van Gogh e Rembrandt. 

Situada no norte da Trafalgar Square, a National Gallery (Galeria Nacional) é o museu de arte mais importante de Londres e um dos mais conhecidos a nível mundial. 

Inícios da National Gallery

Os inícios da galeria remontam ao ano 1824, quando o estado britânico comprou os 38 quadros da coleção privada do banqueiro John Julius Angerstein por 57.000 libras.

A partir desse momento, a galeria começou um rápido e importante desenvolvimento e atualmente conta com mais de 2.300 pinturas, sendo que dois terços foram doações privadas.

Desde a sua criação e devido ao rápido crescimento em número de obras, a galeria se viu obrigada a mudar de localização em diversas ocasiões. Atualmente, a galeria está em sua terceira localização, um edifício de notáveis extensões criado por William Wilkings. 

A coleção

A Galeria Nacional de Londres expõe obras pictóricas de procedência europeia desde 1250 até 1900. A coleção permanente é composta por mais de 2.300 pinturas, entre as quais se destacam algumas obras de Rembrandt, Tiziano, Velázquez, Van Gogh e Michelangelo.

Embora a National Gallery possua um tamanho mais reduzido que outras galerias de renome como o Louvre, é um museu de notável qualidade e variedade artística que engloba a totalidade da história da pintura no mundo ocidental, sendo possível observar a evolução dos estilos pictóricos desde o Renascimento até o Pós-impressionismo.

Ao contrário de outros museus de arte, a Galeria Nacional não possui objetos decorativos ou esculturas, já que suas coleções estão centradas no mundo da pintura.

Um ponto chave na cidade

A National Gallery de Londres, situada na emblemática Trafalgar Square, é um dos museus mais importantes da cidade, por isso não seria boa ideia perder sua visita. Além de ser um dos melhores museus de Londres, a entrada é gratuita. 

Horário

Todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas (sexta até as 21:00 horas).
Fechado 1º de janeiro, 24 e 26 de dezembro

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Charing Cross, linhas Northern e Bakerloo; Leicester Square, linhas Northern e Picadilly.
Ônibus: linhas 3, 6, 9, 11, 12, 13, 15, 23, 24, 29, 53, 77A, 88, 91, 139, 159, 176 e 453.