Tate Modern

O Museu Nacional Britânico de Arte Moderna, mais conhecido como Tate Modern, expõe e seleciona obras de importância internacional que abrangem o período de 1900 até os dias atuais.

A Tate Modern é o museu de arte moderna mais visitado do mundo, superando o MoMA emNova York e o Museu Reina Sofía em Madrid.

O edifício

Um detalhe que torna o Tate Modern especial é a sua localização na reformada Central Elétrica de Bankside. Este edifício foi reinaugurado em 11 de maio de 2000, depois de quatro anos de obras e se encaixa perfeitamente com a temática do museu. Graças à ampliação do museu, foi possível oferecer maior espaço para as exposições fotográficas e de vídeo, além das exposições temporárias.

As exposições

A coleção permanente do Tate Modern, situada entre o terceiro e o quinto andar do edifício, é uma das mais completas do mundo, já que contém obras da maioria dos artistas mais relevantes do século XX, como Pablo Picasso, Andy Warhol, Salvador Dalí ou Edvard Munch. "The Sick Child" é a pintura de Munch que podemos encontrar no Tate Modern, já que a maior coleção de obras do artista norueguês se encontra no Museu Munch de Oslo.

As exposições temporais estão divididas entre o quarto andar e o átrio principal do museu, um enorme espaço onde antigamente estavam as turbinas da central elétrica. 

Não perca

Mesmo que você não seja amante de arte moderna, o Tate Modern se localiza em um amplo edifício muito fácil de situar, bem localizado e a entrada é gratuita. Constitui uma das principais atrações da cidade. 

Horário

Todos os dias das 10:00 às 18:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Southwark,linha Jubilee.
Ônibus: RV1, 45, 63, 100, 381 e 344.

Lugares próximos

Shakespeare's Globe Theatre (172 m) St. Paul's Cathedral (696 m) The Old Operating Theatre (861 m) The Shard (951 m) The Monument (968 m)