Tate Modern

O Tate Modern é o Museu de Arte Moderna mais importante do Reino Unido e o mais visitado do mundo na sua especialidade. Tem obras de artistas tão importantes como Pablo Picasso e Andy Warhol

O Museu Nacional Britânico de Arte Moderna, mais conhecido como Tate Modern, é o museu de arte moderna mais visitado do mundo, superando o MoMA de Nova York e o Museu Reina Sofía de Madri. 

Em suas coleções estão obras de caráter internacional que vão desde o ano 1900 até a atualidade.

O edifício

Um detalhe que torna o Tate Modern especial é a sua localização na reformada Central Elétrica de Bankside. Este edifício foi reinaugurado em 11 de maio de 2000, depois de quatro anos de obras e se encaixa perfeitamente com a temática do museu.

Devido ao rápido crescimento da coleção do museu, em 2006 foi sugerida a ampliação da superfície atual em 60% e se prevê que a ampliação seja finalizada em dezembro de 2016. Com a ampliação do museu se pretende oferecer mais espaço às coleções fotográficas e de vídeo, além das exposições temporais.

As exposições

A coleção permanente do Tate Modern, situada entre o terceiro e o quinto andar do edifício, é uma das mais completas do mundo, já que contém obras da maioria dos artistas mais relevantes do século XX, como Pablo Picasso, Andy Warhol, Salvador Dalí ou Mark Rothko.

As exposições temporais estão divididas entre o quarto andar e o átrio principal do museu, um enorme espaço onde antigamente estavam as turbinas da central elétrica. 

Não perca

Mesmo que você não seja amante de arte moderna, o Tate Modern se localiza em um amplo edifício muito fácil de situar, bem localizado e a entrada é gratuita. Constitui uma das principais atrações da cidade. 

Horário

De domingo a quinta, das 10.00 às 18:00 horas.
Sextas e sábados, das 10:00 às 22:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.
Audioguia gratuito com London Pass.

Transporte

Metrô: Southwark,linha Jubilee.
Ônibus: RV1, 45, 63, 100, 381 e 344.

Lugares próximos

Shakespeare's Globe Theatre (172 m)
St. Paul's Cathedral (696 m)
The Old Operating Theatre (861 m)
The Shard (951 m)
The Monument (968 m)