Big Ben

Big Ben

Conhecido como Big Ben, o famoso relógio das Casas do Parlamento se tornou uma das imagens mais famosas de Londres, além de ser um dos principais símbolos da cidade

A torre do Big Ben, construída em 1858 junto ao novo Palácio de Westminster, constitui um peculiar edifício de 106 metros de altura construído em um estilo gótico que abriga quatro enormes relógios situados em suas faces.

A verdade sobre o Big Ben

Embora geralmente quando se fale do Big Ben nos refiramos à Torre do Relógio do edifício do Parlamento de Londres, essa denominação não é totalmente exata, já que o Big Ben é realmente um enorme sino de 14 toneladas que se encontra no interior da torre.

Um relógio com pontualidade britânica

O relógio da Torre do Big Ben, composto por um relógio de 7 metros de diâmetro em cada um dos seus lados, começou a funcionar em maio de 1859. Hoje em dia se tornou o símbolo da nação e suas badaladas são transmitidas diariamente pela emissora de rádio da BBC.

Trata-se de um dos relógios mais confiáveis que existem, já que é capaz de suportar as inclemências meteorológicas como a neve e o vento, e inclusive suportou os bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial, mantendo intacta sua pontualidade.

Embora tenham sido poucas as vezes em que o Big Ben sofreu incidências em sua pontualidade, os cidadãos ingleses não poderão esquecer aquele Réveillon de 1962, quando entraram com 10 minutos de atraso no novo ano devido a algumas falhas técnicas produzidas no Big Ben.

Transporte

Metrô: Westminster, linhas Circle, District e Jubilee.

Lugares próximos

Palácio de Westminster (17 m)
Abadia de Westminster (307 m)
London Eye (425 m)
St James's Park (636 m)
Trafalgar Square (861 m)