Big Ben

Conhecido como Big Ben, o famoso relógio das Casas do Parlamento se tornou uma das imagens mais famosas de Londres, além de ser um dos principais símbolos da cidade

A torre do Big Ben, erguida em 1858 junto ao novo Palácio de Westminster, é um dos cartões-postais mais famosos da Inglaterra. Com 106 metros de altura e quatro impressionantes relógios em estilo gótico vitoriano, encanta visitantes de todas as partes do mundo. 

Onde fica o Big Ben

No coração de Londres, às margens do Tâmisa, o Big Ben é um dos pontos mais cobiçados da cidade. Da Ponte de Westminster, é possível tirar fotos incríveis da torre e do Parlamento, com o rio ao fundo. E, claro, aguardar suas famosas badaladas. 

História do relógio mais famoso do mundo

O Big Ben nasceu do projeto de reconstrução do Palácio de Westminster, assinado por Charles Barry, com detalhes neogóticos criados pelo talentoso Augustus Pugin. Sua torre foi pensada para impressionar, com seus quatro lados perfeitamente simétricos. E foi no dia 11 de julho de 1859 que fez sua estreia, dando início a uma nova era para Londres.

Quanto ao apelido “Big Ben”, sua origem ainda é cercada de mistério. A versão mais popular atribui o nome ao imponente tamanho do sino, enquanto outra teoria relaciona o apelido ao Barão Sir Benjamin Hall, responsável pela obra. Independentemente da origem, o nome se tornou um símbolo incontestável da capital britânica e um dos locais mais desejados para viagens.

Em 2012, em homenagem ao Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II, passou a se chamar Elizabeth Tower, abandonando o nome anterior Clock Tower. Ícone de Londres e Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o monumento já foi pano de fundo nas Olimpíadas, cenário da literatura e destaque durante a coroação do rei Charles.

A verdade sobre o Big Ben

Embora geralmente quando se fale do Big Ben nos refiramos à Torre do Relógio do edifício do Parlamento de Londres, essa denominação não é totalmente exata, já que o Big Ben é realmente um enorme sino de 14 toneladas presente no interior da torre.

Um relógio com pontualidade britânica

O relógio da Torre do Big Ben, composto por um relógio de sete metros de diâmetro em cada um dos seus lados, começou a funcionar em maio de 1859. Hoje em dia se tornou o símbolo da nação e suas badaladas são transmitidas diariamente pela emissora de rádio da BBC.

Trata-se de um dos relógios mais confiáveis que existem, já que consegue suportar as inclemências meteorológicas como a neve e o vento, e inclusive suportou os bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial, mantendo intacta sua pontualidade.

Embora tenham sido poucas as ocasiões em que o Big Ben sofreu incidências em sua pontualidade, os cidadãos ingleses não poderão esquecer aquele Réveillon de 1962, quando entraram com 10 minutos de atraso no novo ano devido a algumas falhas técnicas produzidas no Big Ben.

Transporte

Metrô: Westminster, linhas Circle, District e Jubilee.

Lugares próximos

Palácio de Westminster (17 m) Abadia de Westminster (307 m) London Eye (425 m) St James's Park (636 m) Trafalgar Square (861 m)