St. Paul's Cathedral

Com uma altura de 110 metros, a St Paul’s Cathedral de Londres é a segunda maior catedral do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro de Roma. Essa catedral é a obra-prima de Christopher Wren.

Um lugar sagrado durante muitos anos

O local onde está situada a St. Paul’s Cathedral foi ocupado por edifícios religiosos desde tempos imemoriais, já que foi o lugar escolhido para colocar um dólmen e posteriormente um templo grego. O templo foi substituído pela igreja mais antiga da Inglaterra, construída no ano 604.

A catedral, construída em madeira, foi um dos muitos edifícios afetados pelo incêndio de 1666 e teve que ser reconstruída em diferentes ocasiões até chegar a se tornar o impressionante edifício atual, erigido entre 1676 e 1710.

Desde a sua construção, a St Paul’s Cathedral foi lugar da celebração de importantes acontecimentos, como funeral de Winston Churchill ou o casamento do príncipe Charles e Lady Di. 

St. Paul por dentro

A Catedral de St Paul é um enorme templo em forma de cruz que apresenta uma chamativa decoração, principalmente nos belos tetos decorados com pinturas.

Recomendamos realizar a visita com a ajuda do audioguia gratuito que é entregue na entrada e que narra todos os detalhes interessantes sobre cada espaço da catedral. 

A cúpula

Provavelmente o maior atrativo da catedral seja sua grande cúpula, composta por três galerias circulares. Depois de subir 257 degraus é possível chegar à primeira delas, a Galeria dos Sussuros, situada a 30 metros de altura. Trata-se de um lugar com uma acústica incrível onde se pode escutar o menor som produzido no extremo oposto da cúpula.

Depois de subir 376 degraus mais chegamos à Galeria da Pedra, que oferece agradáveis vistas do exterior da cúpula, embora a Galeria Dourada, a 85 metros de altura, seja ainda melhor para ver a cidade. 

A cripta

As entranhas da St Paul’s Cathedral são perfuradas, formando uma grande cripta onde se conservam alguns fragmentos dos templos anteriores e de diferentes monumentos e memoriais, além dos restos de alguns grandes personagens britânicos, como Nelson, Wellington ou Churchill. 

Cuidado com a cúpula

Embora a visita à St. Paul's Cathedral e à sua cripta seja completamente recomendada, subir à cúpula pode ser um pouco complicado para algumas pessoas, já que as escadas não são muito acessíveis.

Se você quer comprar o ingresso online e furar a fila da bilheteria, você pode fazê-lo aqui:

Horário

De segunda a sábado, das 8:30 às 16:30 horas.

Preço

Adultos: £18.
Estudantes e maiores de 60 anos: £16.
Crianças de 6 a 17 anos: £8.

Transporte

Metrô: St Paul´s, linha Central.
Ônibus: linhas 4, 11, 15, 23, 25, 26, 100 e 242.

Lugares próximos

Museu de Londres (456 m)
Shakespeare's Globe Theatre (632 m)
Tate Modern (696 m)
The Monument (934 m)
The Old Operating Theatre (1.2 km)