The Monument

O Monumento ao Grande Incêndio de Londres, mais conhecido como The Monument, foi construído entre 1671 e 1677 para recordar o trágico incidente e celebrar a reconstrução da cidade. 

Um símbolo da destruição e do ressurgimento 

The Monument é uma grande coluna dórica de pedra de 61 metros de altura, coroada por uma urna com forma de fogo, que representa o Grande Incêndio de Londres de 1666. Os 61 metros de altura da coluna coincidem com a distância da qual se encontra do local onde começou o incêndio, a padaria Thomas Farynor.

Na base do monumento há alguns baixos-relevos que representam o início do fogo, a destruição da cidade e sua posterior reconstrução e construção do monumento.

Através de uma estreita escada caracol de 311 degraus é possível chegar até o topo do monumento e desfrutar as vistas da zona da Tower Bridge do alto. 

Melhor de fora

The Monument conta um dos capítulos mais tristes da história londrina, por isso vale a pena visitá-lo, mas não recomendamos subir os 311 degraus porque a vista de cima deixa muito a desejar. Se você decidir subir o monumento, ao descer te darão um documento acreditador de tal evento.

Para seguir com a história do Grande Incêndio de Londres, uma boa ideia é visitar (“O Homem Dourado de Pye Corner” (The Golden Boy of Pye Corner), que marca o lugar onde o incêndio terminou. Está no cruzamento entre Giltspur Street e Cock Lane. 

Horário

Todos os dias, das 9:30 às 17:30 (ou 18:00) horas.

Preço

Adultos: £4.
Estudantes: £2,70.
The Monument + Tower Bridge: £10,50. (Estudantes: £7,20).
Entrada gratuita com London Pass.

Transporte

Metrô: Monument, linhas District e Circle; London Bridge, linhas Northern e Jubilee.
Ônibus: linhas 17, 21, 43, 133, 141, 48 e 149.
Trem: Fenchurch Street ou Tower Gateway.

Lugares próximos

HMS Belfast (521 m)
The Old Operating Theatre (614 m)
The Shard (629 m)
Torre de Londres (715 m)
City Hall (764 m)