Estádio Stamford Bridge

O estádio do Stamford Bridge é um dos mais importantes e icônicos do mundo inteiro. Lar do Chelsea FC desde 1905, chegou a ser também o estádio com maior capacidade da Inglaterra no início do século XX.

“The Bridge”

É assim como um dos estádios com mais história do velho continente, o Stamford Bridge, é conhecido. O lugar é um dos berços do futebol inglês e lar de um dos times mais importantes de Londres, o Chelsea FC.

A sua origem data de 1877 quando foi concebido para ser utilizado pelo Fulham FC, outro time da capital inglesa. Devido a oposição desse time em mudar-se, foi criado o London Athetics, time que anos depois acabaria adotando o nome de Chelsea Football Club.

Além de ter sido utilizado pelo time "blue", o Stamford Bridge também foi a casa da seleção inglesa e sede de finais da Copa da Inglaterra em várias ocasiões.

O estádio passou por várias reformas e a sua capacidade foi mudando com os anos. Atualmente possui 41.841 assentos, o que o converte no décimo maior estádio da Premier League. Mas se voltamos aos anos 30, a sua capacidade era muito maior porque as pessoas viam os jogos de pé. Nessa época, 82.905 pessoas viram o jogo do Chelsea FC contra o Arsenal FC, a segunda maior cifra de pessoas que viram um jogo de futebol na Inglaterra. 

Berço de lendas

O Stamford Bridge foi cenário de centenas de jogos épicos, cheios de gols no último minuto e muitas emoções. Pelo seu túnel dos vestiários passaram lendas "blue" como Frank Lampard, Didier Drogba, John Terry ou Gianfranco Zola.

Mas além de grandes nomes, o Chelsea FC também possui muitos títulos que o convertem em um dos times mais premiados da Inglaterra. Entre todas as suas conquistas, podemos destacar a da Champions League, em 2012, contra o Bayern de Munique, primeira e única na história do time.

Outros dos títulos que se destacam são as suas oito Premier Leagues, oito FA Cups, duas UEFA Europa Leagues e uma Supercopa da Europa.

Um percurso pela história

O tour pelo estádio do Chelsea FC é um dos mais visitados e populares de toda Inglaterra, além de ser um dos mais completos da Europa.

Durante o percurso você poderá visitar algumas das zonas mais importantes e exclusivas do estádio, como a sala da coletiva de imprensa, o túnel de entrada ao campo ou, inclusive, os vestiários. Além disso, poderá viver a experiência de pisar no gramado do campo como se fosse um jogador do Chelsea.

A experiência multimídia também permitirá que os visitantes sintam como os jogadores ficam minutos antes de sair ao gramado, desfrutar de imagens históricas e visitar o museu do time, um lugar onde se encontram todos os títulos obtidos em competições nacionais e internacionais

O impressionante museu do Chelsea está decorado com várias imagens e vídeos dos grandes personagens do time, tudo isso acompanhado por roupas e bolas históricas utilizadas por lendas como Hernan Crespo, Michael Ballack ou Peter Cech.​

Horário

Todos os dias, das 10:00 às 15:00 horas.
Museu: das 9:30 às 17:00 horas.

Preço

Tour do estádio:
Adultos: £24.
Ingresso reduzido: £16.
Crianças de 5 a 15 anos: £15.
Acesso gratuito com London Pass.

Tour do Stamford Bridge, o estádio do Chelsea FC £24

Transporte

MetrôFulham Broadway, linha District.
Ônibus: linhas 14, 211 e 414.