Imperial War Museum

Imperial War Museum

A bomba atômica, um torpedo humano, tanques e aviões militares se encontram em um dos museus bélicos mais famosos do mundo. 

O Imperial War Museum (Museu Imperial da Guerra) tem como objetivo proporcionar uma análise e a compreensão dos conflitos bélicos produzidos ao longo da história, outorgando grande importância aos efeitos da guerra sobre a população civil. 

Evolução do museu

O Museu Imperial da Guerra abriu suas portas ao público em 1920 no Palácio de Cristal de Sydenham Hill. Em 1936 foi trasladado à sua atual localização no antigo hospital psiquiátrico de Bethlem.

Depois do estouro da Segunda Guerra, o museu passou por um rápido crescimento com as suas coleções, que começaram sua expansão a outras sedes situadas em Londres, como o buque de guerra HMS Belfast e o Museu Churchill, e a algumas outras situadas fora da cidade.

As extensas coleções do museu incluem documentos oficiais, material de vídeo e fotográfico, veículos militares, aviões e armamento militar. Embora o museu tenha uma visão global do mundo bélico, ele presta especial atenção às guerras em que o Reino Unido teve participação.

Coleção

Percorrendo os seis andares do museu é possível ter ideia da grande magnitude dos efeitos da guerra sobre a população civil.

O sótão do museu é especialmente interessante, já que contém peças originais das duas guerras mundiais, além das reconstruções de alguns cenários bélicos, através dos quais é possível experimentar o que sentiam os militares que estavam nas trincheiras. Uma pequena exposição dedicada às crianças durante a guerra deixa claro o modo de vida que chegaram a ter os pequenos e como tentavam evadir da realidade transformando o terror em um jogo.

O andar térreo é um dos mais chamativos porque contém muitas mostras de armamento pesado, como alguns tanques e foguetes. No primeiro andar vale a pena destacar a exposição dedicada à guerra secreta, um espaço que mostra os materiais que foram utilizados para as tarefas relacionadas à espionagem. O segundo e o terceiro andar do museu mostram uma exposição bastante dura que narra os horrores vividos durante o Holocausto, por meio de materiais e objetos originais.

Um museu com um valor incalculável

O Museu da Guerra de Londres é um dos melhores que existem a nível mundial. As exposições não só oferecem a possibilidade de contemplar de perto a carcaça de uma bomba atômica, um torpedo humano, tanques ou aviões militares, mas também mostram as experiências pessoais do pessoal militar que participou nas guerras e as dos cidadãos que sofreram as consequências. 

Horário

Todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Lambeth North, linha Bakerloo; Waterloo, linhas Bakerloo, Northern e Jubilee; Southwark, linha Jubilee; Elephant & Castle, linhas Bakerloo e Northern.
Ônibus: linhas 1, 3, 12, 45, 53, 59, 63, 68, 100, 159, 168, 171, 172, 176, 188, 344, 360, 453 e C10.
 

Lugares próximos

London Eye (1.1 km)
Palácio de Westminster (1.2 km)
Big Ben (1.2 km)
Tate Modern (1.4 km)
Tate Britain (1.4 km)