Metrô de Londres

O metrô de Londres conta com 11 linhas e sua rede é uma das mais extensas do mundo. É a melhor forma de percorrer longas distâncias.

 

Mapa do metrô de Londres
Mapa do metrô de Londres

Para se referir ao metrô os londrinos usam a palavra “Tube” e, em menor medida, “Underground”

Zonas

Londres está dividida em 9 zonas radiais que começam no centro histórico e 95% das atrações turísticas estão nas zonas 1 e 2. O aeroporto de Heathrow está na zona 6.

Na hora de comprar uma passagem de metrô é necessário saber em que zona está a parada de origem e a de destino. Como comentamos, do ponto de vista turístico, exceto se você estiver hospedado fora do centro, a passagem habitual costuma ser a das zonas 1-2. 

Tarifas

Os seguintes bilhetes são válidos em todas as zonas indicadas. Por exemplo, o de Zonas 1-3 permite pegar o metrô na zona 3 e sair na 1. 

  • Zonas 1-3: £4,90.
  • Zonas 1-6: £6.
  • Zonas 1-9: £8,50.

Como as passagens simples têm um preço muito alto, recomendamos o uso dos cartões Oyster e Travelcard. 

Mapa das linhas 

Embora o mais prático seja pegar um mapa do metrô ao chegar em Londres, se você quiser ver onde está o seu hotel ou planejar alguma visita, você pode conferir o mapa do metrô aqui: 

Horários e frequências 

O horário do metrô de Londres funciona, de forma aproximada, das 5:00 às 0:00 horas. Esse horário é o da partida dos trens, por isso, em muitas linhas, eles seguem circulando até quase 1:00 da manhã.

A frequência depende da linha e da hora do dia, mas se você estiver se locomovendo no centro de Londres normalmente terá que esperar entre 2 ou 3 minutos. 

DLR e London Overground

DLR (Docklands Light Railway) e London Overground são duas linhas adicionais que, embora tenham nomes diferentes, na prática estão totalmente integradas com o metrô de Londres, por isso se poderia considerar que a rede é composta por 13 linhas.

Do ponto de vista turístico, o maior interesse dessas linhas é que o DLT chega até Greenwich.