Shakespeare's Globe Theatre

Shakespeare's Globe Theatre

Embora seja apenas uma reprodução do teatro original, o teatro da companhia de Shakespeare é um dos mais famosos do mundo e ainda segue representando obras. 

O Shakespeare’s Globe Theatre é uma fiel reprodução do teatro construído em 1599, no qual Shakespeare interpretou suas obras de mais renome. Situado a menos de 200 metros do recinto original, o teatro foi construído a partir de diferentes fontes de informação que conseguiram criar um edifício praticamente idêntico ao original. 

História do Globe

O teatro original foi construído em 1599 para a companhia de teatro de William Shakespeare. Muitas das suas obras-primas foram criadas para serem representadas no Globe, tornando-se assim em um dos teatros com mais sucesso de Londres.

Em 1613 uma das representações se tornou um caos quando o telhado de palha começou a arder e o fogo terminou destruindo o teatro.

Sobre o mesmo terreno se construiu um segundo teatro que funcionou como sede da companhia de Shakespeare até 1642, quando todos os teatros da cidade foram fechados pela Administração Puritana Inglesa. Por estar fora de uso, em 1644 o teatro foi demolido.

Em 1949, o ator, diretor e produtor Sam Wanamaker fez uma viagem a Londres e, depois de observar com desilusão como só restava uma placa comemorativa como homenagem a Shakespeare, em 1970 começou a reunir fundos para a reconstrução do teatro. Após seu falecimento, em 1997, a reprodução fiel do edifício do teatro foi finalizada.

O Globe hoje

Atualmente, o Shakespeare Globe Theatre oferece obras de teatro de maio a outubro, como o fazia seu antecessor nos tempos de Shakespeare. Além das obras, o teatro pode ser visitado em visitas guiadas que mostram as arquibancadas, divididas em zonas de diferentes preços dependendo da classe social de quem as frequentava. Durante as visitas também se pode ver o palco e seus alçapões secretos que faziam surgir os personagens de Shakespeare, tanto do céu como do inferno.

Melhor ver uma obra

Embora o interior do Shakespeare Theatre seja impressionante, as visitas são feitas com um guia que fala inglês e, apesar entregarem um folheto com a informação em vários idiomas, estar sentando nos camarotes enquanto realizam as explicações pode ser um pouco entediante para as pessoas que não entendem o idioma.

Os que viajem a Londres entre maio e outubro podem aproveitar a oportunidade para ir a uma das apresentações realizadas no teatro e assim poder disfrutar das instalações de uma maneira mais entretida. O preço das entradas varia dependendo dos assentos, embora se possa conseguir entradas sem assento a partir de 5 libras.

Horário

Todos os dias, das 0:00 às 17:30 (horário variável).

Preço

Adultos: £13,50
Estudantes: £11.
Crianças de 5 a 15 anos: £8.
Menores de 5 anos: entrada gratuita.
Entrada gratuita com London Pass.

Transporte

Metrô: Mansion House, linhas District e Circle; London Bridge, linhas Northern e Jubilee; Southwark, linha Jubilee lee; St Paul´s, linha Central.
Ônibus: linhas 11, 15, 17, 23, 26, 45,63, 76, 100, 344 e 381.

Lugares próximos

Tate Modern (172 m)
St. Paul's Cathedral (632 m)
The Old Operating Theatre (745 m)
The Monument (796 m)
The Shard (833 m)