Atividades e tours
Transfer aeroporto
Hotéis em promoção
  1. Fecha de llegada
  2. Fecha de salida
Voos baratos

Museu Britânico

O Museu Britânico (British Museum) de Londres é, além de um dos museus mais antigos do mundo, uma das maiores e mais famosas coleções de antiguidades que existem.

Museu Britânico, British Museum
O Museu Britânico é um dos mais visitados

Museu Britânico
Monumento às Nereidas no Museu Britânico

British Museum, múmias
As famosas múmias do British Museum

Hall do Museu Britânico
Átrio principal do British Museum

Na atualidade, o Museu Britânico recebe mais de 6 milhões de visitantes anualmente, o que o converte no terceiro museu mais visitado do mundo, atrás do Louvre de Paris e do Metropolitan Museum de Nova York

A coleção

O Museu foi criado em 1753 e abriu definitivamente ao público no dia 15 de janeiro de 1759. As origens do Museu Britânico estão relacionadas ao físico e colecionador Hans Sloane, que desejava que a sua coleção de mais de 80.000 itens se mantivesse após a sua morte. Entre os objetos da coleção havia mais de 40.000 livros e antiguidades procedentes da Grécia, Roma, Egito, Oriente Médio e América.

A primeira localização do Museu Britânico foi a Casa Montagu, uma mansão do século XVI que começou a ficar pequena devido ao rápido crescimento das coleções, tanto pelas compras realizadas pelo museu quanto pelas diferentes doações.

Em 1782, o museu aumentou consideravelmente a coleção de peças de origem grega e romana e, depois disso, em 1801, o museu adquiriu uma grande quantidade de antiguidades egípcias, entre as quais se inclui a impressionante Pedra de Roseta (graças à qual foi possível traduzir os hieróglifos egípcios). Em 1823, o rei George IV doou a biblioteca do seu pai completamente, por isso o edifício do museu começou a ficar pequeno.

Em 1852 foi concluída a construção do novo edifício do museu, instalado em sua localização anterior e que se mantém até os dias de hoje.

Em 1887, devido à falta de espaço, a coleção de objetos naturais foi trasladada ao Museu de História Natural e em 1973 a Biblioteca Britânica se tornou independente do museu.

Exposições

Os mais de sete milhões de objetos procedentes de todos os continentes que o museu possui estão organizados segundo seu lugar de procedência. O museu é tão grande que para visitá-lo sem pressa seria necessário dedicar mais de um dia inteiro, mas, para ver o mais importante, uma manhã pode ser suficiente.

Uma das partes que vale a pena destacar é o Grande Átrio situado no centro do museu, um enorme espaço com um teto de cristal no qual está a sala de leitura da Biblioteca Britânica.

Ao longo das sete diferentes salas é possível encontrar qualquer tipo de objeto, desde porcelana chinesa até antiguidades pré-históricas e medievais, ou moedas e medalhas de diferentes períodos. As partes mais chamativas do museu são a seção do Antigo Egito (a melhor depois da do Museu Egípcio do Cairo), e a da Antiga Grécia

Um dos melhores 

O Museu Britânico é o museu mais entretido da cidade para aqueles que não gostam tanto de artes plásticas e prefiram ver cultura de outro modo. O museu é gratuito e às sextas fecha mais tarde que a maioria dos museus, sendo a escolha perfeita para passar uma fria tarde londrina desfrutando da boa arte. 

Localização

Great Russel Street.

Horário de visita

Todos os dias, das 10:00 às 17:30 horas. Sexta até as 20:30 (algumas galerias).
Fechado: 1º de janeiro, Sexta-feira Santa, 24, 25 e 26 de dezembro.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Holborn, linhas Central e Piccadilly; Tottenham Court Road, linhas Northern e Central.
Ônibus: linhas 1, 7, 8, 10, 14, 19, 24, 25, 29, 38, 55, 73, 98, 134, 242 e 390.

Mapa

Museu Britânico, mapa de localização

Hotéis próximos