Tower Bridge

A Tower Bridge (Ponte de Londres) é um dos símbolos mais destacados da capital inglesa. Essa chamativa ponte levadiça, construída em estilo vitoriano, está situada junto à Torre de Londres.  

Construção da Tower Bridge

A medida em que Londres foi se expandindo, foi necessária a construção de várias pontes que unissem as duas margens do rio Tâmisa.

A primeira ponte que se construiu foi a Ponte de Londres (London Bridge), seguida por muitas outras que se situaram a oeste da mesma para não obstruir a zona do porto.

Durante o século XIX houve um grande crescimento na zona leste da London Bridge e se tornou necessária a construção de uma nova passagem. Para não afetar o crescente tráfico fluvial, se tomou a decisão de criar uma ponte levadiça acionada por máquinas de vapor. A obra foi finalizada em 1894, depois de 8 anos de construção.

Em 1910, as passarelas elevadas da ponte foram fechadas ao público, já que a maioria das pessoas optava por esperar que a ponte descesse de novo.

Em 1982, as passarelas foram cobertas e desde então formam parte da exposição apresentada no interior da Tower Bridge.

Visitando a Tower Bridge

A visita à exposição da Tower Bridge mostra como funcionava o sistema de elevação da ponte desde a sua construção até 1976, através de uma máquina de vapor, e sua posterior substituição por um sistema elétrico.

O resto da exposição se encarrega de destacar a importância da Tower Bridge na história da cidade. Ao longo das passarelas superiores também é possível ver as fotos das pontes mais emblemáticas do mundo, das quais faz parte, sem nenhuma dúvida, a Tower Bridge. 

Símbolo da cidade

A Tower Bridge é um dos símbolos mais emblemáticos de Londres e costuma ser o alvo das câmeras de todos os turistas. A visita ao interior narra alguns aspectos interessantes sobre a construção da ponte, mas não a consideramos uma visita imprescindível.

É muito comum confundir a Tower Bridge com a London Bridge, uma ponte mais austera, situada a leste da Tower Bridge, que foi a primeira a ser construída para unir as duas margens do Tâmisa. 

Horário

De abril a setembro, das 10:00 às 18:00 horas.
De outubro a março, das 9:30 às 17:30 horas.

Preço

Entrada à exposição: £9.
Crianças de 5 a 15 anos: £3,90.
Estudantes e maiores de 60 anos: £6,30.
Menores de 5 anos: entrada gratuita.
Entrada gratuita com London Pass.

Transporte

Metrô: Tower Hill, linhas Circle, District e DLR.
Ônibus: 8, 9, 11, 15, 15B, 22B, 25, 133 e 501.

Lugares próximos

City Hall (239 m)
Torre de Londres (267 m)
HMS Belfast (410 m)
The Shard (782 m)
The Old Operating Theatre (864 m)