Qual é a moeda oficial no Reino Unido? Uma libra esterlina equivale a quantos reais? É melhor pagar em dinheiro ou com cartão? 

Assim como em todo o Reino Unido, a moeda oficial em Londres é a libra esterlina (GBP, £), em inglês, pound sterling. Cada libra está dividida em 100 pence. 

Notas e moedas

As notas mais comuns têm um valor entre 5, 10, 20, 50 e 100 libras esterlinas. Também é possível encontrar notas de £1, mas são muito raras, além de serem impressas apenas na Escócia.

As moedas em circulação são de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 pence e de 1 e 2 libras. De vez em quando também lançam edições especiais de moedas de £5, mas sua circulação é meramente teórica.

Como pagar?

A melhor forma de evitar surpresas é trocando reais por libras. Mas, por questões de segurança, não é recomendado levar todo o dinheiro da viagem em espécie, e sim diversificá-lo, usando cartões pré-pago e também cartões de crédito. 

É preciso levar dinheiro em espécie?

O uso de cartões de crédito em Londres está tão estendido como em Nova York e outras cidades dos Estados Unidos. É possível pagar com o cartão de crédito tanto as passagens do metrô como qualquer compra em um mercado mais remoto, por isso, você não precisa se preocupar em levar uma grande quantidade de dinheiro se preferir.

Onde trocar o dinheiro?

Em Londres, é possível trocar o dinheiro em casas de câmbio, agências bancárias e de turismo. Sempre esteja atento não só à cotação do dia, mas também às taxas cobradas.

Se você tiver um cartão de crédito internacional, é importante confirmar que ele está desbloqueado antes de viajar. Você poderá sacar libras diretamente nos caixas eletrônicos com o seu cartão, mas deve ficar atento às taxas cobradas pelo banco. 

Tipo de câmbio

De forma aproximada, uma libra equivale a 5,16 reais.