Ripley´s, Believe it or not!

Ripley´s, Believe it or not!

Ripley’s, Believe ir or not! é um museu dedicado à exposição de objetos estranhos e surpreendentes.  Atualmente há 30 museus Ripley localizados em diferentes cidades. 

Quem era Ripley?

Robert Leroy Ripley foi um antropólogo apaixonado por objetos insólitos e acontecimentos estranhos e inexplicáveis, que baseou sua filosofia de vida na crença de que a verdade supera a ficção.

Durante toda a sua vida, Ripley foi considerado uma pessoa excêntrica, um homem com uma maneira estranha de se vestir que vivia atemorizado pelo fato de que um telefone pudesse eletrocutá-lo, e que chegou a colecionar mais de 100 carros apesar de não ter carteira de motorista.

Chegou o momento em que se dedicava unicamente a viajar e reunir objetos incríveis dos lugares mais exóticos. Em 1923 voltou a Nova York, onde foi contratado pelo jornal New York Globe. Depois da publicação do seu primeiro livro, Ripley vendeu mais de 500.000 exemplares e foi o primeiro desenhista de ilustrações em se tornar milionário.

Em 1933 aconteceu a primeira exposição dos estranhos objetos na Feira Mundial de Chicago e desde então, seu sucesso só aumentou. Ripley faleceu em 1949, mas de certo modo permanece vivo nas impactantes exposições dos objetos que um dia lhe cativaram. 

Exposições

As exposições do museu Ripley’s de Londres são compostas por mais de 800 objetos estranhos que estão organizados de forma temática nos cinco andares do edifício.

Alguns exemplos da exposição são: uma réplica do homem mais alto do mundo, animais dissecados de cinco patas, ferramentas de tortura utilizadas no passado, uma maquete da Tower Bridge feita com 264.345 palitos de dentes ou um carro coberto com mais de um milhão de cristais Swarovski.

Os objetos estrela do museu são várias cabeças reduzidas por indígenas selvagens do Equador, que são exibidas junto a um vídeo que explica os rituais feitos para realizar a redução.

Os objetos mais estranhos

A exposição oferecida pelo Ripley’s, Believe it or not provoca reações muito diferentes em seus visitantes. Há quem pense que é um lugar cheio de objetos absurdos e estranhos e não vale a pena pagar a entrada e outros, em troca, ficam fascinados pelos objetos tão especiais expostos.

Embora o preço da entrada seja muito elevado, tem a vantagem de permanecer aberto até as 24:00 horas. 

Horário

Todos os dias, das 10:00 às 0:00 horas.

Preço

Adultos: £26,95.
Crianças de 4 a 15 anos: £19,95.
Menores de 4 anos: entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Piccadilly Circus, linhas Piccadilly e Bakerloo.

Lugares próximos

Piccadilly Circus (71 m)
Chinatown (251 m)
National Gallery (428 m)
National Portrait Gallery (457 m)
Trafalgar Square (483 m)